Curadoria

img-biomorfos

Biomorfos podem ser entendidos como seres que unem natureza, tecnologia e humanidade, vivendo em um estado híbrido. Baseados em curvas ou motivos que evocam os seres vivos em sintonia com o meio ambiental, tratam-se na arte e na literatura de criaturas que trazem a organicidade e o sintético em uma mesma vida. Assim, o biomorfismo envolve a criação de formas e estruturas inspiradas na biologia, muitas vezes utilizando tecnologia para replicar ou aprimorar padrões naturais.

Na arte, o termo vincula-se ao movimento surrealista, que busca retratar seres fantásticos, ligados a mitos e lendas. Já na ciência, as estruturas biomórficas são desenvolvidas para mimetizar organismos vivos e criar novas possibilidades de existência.

Assim, a 14a edição da Mostra 3M de Arte desenvolve-se no intuito de unir humanidade, ciência e natureza. Seu conceito está baseado na invenção de novas formas e possibilidades de viver e habitar o mundo, no hibridismo que a vida pode oferecer. Entre seres metamórficos e suas transformações, o convite para os artistas selecionados está baseado na (re)invenção e no diálogo dessa nova possibilidade de existência unida ao universo das artes visuais.

img-biomorfos

Ana Carolina Ralston

foto-ana-carol

Ana Carolina Ralston é pesquisadora e curadora de arte independente. Organiza e realiza textos e projetos para galerias e instituições, entre elas Pavilhão da Bienal, MIS-SP, Centro Cultural Correios, MuBA, Praça das Artes e Biblioteca Mário de Andrade. Foi curadora adjunta do museu FAMA, em Itu/SP, entre 2018 e 2020, onde assinou exposições de Louise Bourgeois, Arthur Bispo do Rosário entre outras. Também foi diretora artística da Galeria Kogan Amaro, com unidades em São Paulo e Zurique, onde apresentou dezenas de exposições, além de criar o núcleo de jovens artistas.


Como jornalista cultural, assinou como redatora-chefe da revista mensal do jornal O Estado de S. Paulo sobre moda e cultura, entre 2020 e 2023. Já foi editora sênior de cultura da Vogue Brasil, entre 2013 e 2018, e diretora da Harper’s Bazaar Art, em 2019. É mestra em jornalismo cultural pela Columbia New York University na Espanha e pós-graduada em arte, crítica e curadoria pela PUC-SP. Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre arte natureza e a relação entre o universo ambiental e tecnológico.

foto-ana-carol
_logorama_mobile
_logorama_home
© 2025 Copyright Elo3 – By Kozmo Design