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Edital

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O Edital para seleção de projetos da 14ª Mostra 3M de Arte – Biomorfos: A Reinvenção do Ser recebeu inscrições até o dia 08/06/2025.

 

Os artistas selecionados foram:

 

Lícida Vidal

Projeto: Neosymbiota Lucens – Unidade autônoma de despoluição

 

Leandro Lima

Projeto: Artéria

 

–< REGULAMENTO DA 14ª MOSTRA 3M DE ARTE

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Jurados

Cauê Alves é professor do Departamento de Artes da FAFICLA, PUC-SP e curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo. É autor de diversos textos sobre arte, entre eles, texto no catálogo da exposição Mira Schendel, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, e Pinacoteca do Estado de São Paulo e Tate Modern, Londres. Entre 2016 e 2020 foi curador-chefe do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, MuBE. Em 2015 foi curador assistente do Pavilhão Brasileiro da 56ª Bienal de Veneza e, em 2011, foi curador-adjunto da 8ª Bienal do Mercosul.

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Daniel Rangel é doutorando e mestre em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo – USP; membro do Fórum Permanente, vinculado ao IEA/USP, e da International Biennial Association (IBA). Pesquisador, curador e gestor cultural, é o atual Diretor do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia). Foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia), entre 2021 e 2023; diretor artístico do Instituto de Cultura Contemporânea (ICCo), de 2011 a 2016 e diretor da Diretoria de Museus da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, entre 2008 e 2011.

 

Realizou a curadoria de dezenas de exposições, das quais se destacam REVER_Augusto de Campos, no SESC Pompéia, considerada Melhor Exposição Individual de Artista Brasileiro em 2016 pela revista Select!; Palavra em Movimento, sobre a trajetória visual de Arnaldo Antunes, que recebeu o prêmio APCA 2015 de Melhor Exposição de Artes Gráficas; My name is Ivald Granato, ganhadora do Prêmio Arcanjo de Cultura 2020, na categoria Artes Visuais; além de festivais e bienais como 8ª Bienal de Curitiba;  as 15ª e 16ª Bienal de Cerveira – Portugal; o Festival Art.br# 1, 2 e 3, em Nova York; e do 2º World Biennial Forum – São Paulo. Organizou as publicações “Klaxon em revista” (Cosac Naify,2012); “Making Biennials in contemporary times” (ICCo/ Biennial Foundation, 2014); “Luzescrita: poemas escritos com luz de Arnaldo Antunes, Fernando Lazlo e Walter Silveira” ( N+1 Arte Cultura, 2016); “Ready Made in Brasil: a ressonância mórfica duchampiana brasileira” ( N+1 Arte Cultura, 2017); e “Afonso tostes: entre a cidade e natureza” (Cobogó, 2019).

 

Realizou ainda a curadoria de exposições individuais de outros importantes artistas brasileiros, como Tunga, Waltercio Caldas, José Resende, Carlito Carvalhosa, Ana Maria Tavares, Marcos Chaves, Ayrson Heráclito, Eder Santos e Rodrigo Braga. Além de outras mostras coletivas, como O Museu de Dona Lina; Encruzilhada; Utopias e Distopias; Ready Made in Brasil; Transit – coleção contemporânea de arte africana; Objeto (in)comum; entre muitas outras, incluindo o projeto de arte pública RUA – Roteiro Urbano de Arte, na Cidade Baixa, em Salvador – sua terra natal.

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Lorraine Mendes é pesquisadora, professora e, por isso, curadora. Formada em Artes e Design pela UFJF, possui mestrado em História pela mesma instituição. Atualmente cursa doutorado em História e Crítica da Arte na UFRJ, onde investiga a agência poética negra contemporânea e formação de arquivo. Foi professora da Escola de Belas Artes da UFRJ entre 2019 e 2021.

 

Foi curadora de Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro (2023), e vem desenvolvendo projetos curatoriais, textos em publicações, acompanhamento de artistas, programas de residência e eventos no Brasil e no exterior. Atua como Conselheira da Rede NAMI e faz parte do Conselho de Prêmio PIPA 2025. É curadora na Pinacoteca de São Paulo.

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